ACT Download

ACT Download
Acordo Coletivo de Trabalho. Para baixar, clique na barra e clique em download

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Governo manda proposta indecorosa para Câmara!


Página que apresenta os artigos

Após uma série de reivindicações realizadas pela categoria de professores municipais, em conjunto com sua entidade sindical, o SIMPI – Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, o governo municipal enviou Projeto de Lei de reajuste salarial para apreciação e votação da Câmara Legislativa e seus respectivos vereadores.

A mensagem de Nº. 007/2012 – GP traz em seu conteúdo um montante de cinco artigos que versam sobre o reajuste salarial do magistério para o ano de 2012. Nos incisos do artigo primeiro, estão expostas as propostas do governo para o nível I de 22,22% (vinte e dois vírgula vinte e dois por cento), pago integralmente retroativo ao mês de janeiro e reajuste escalonado de 15% (quinze por cento), sendo 8% para o mês de abril e 7% para o mês de setembro aos níveis II e III. 


Cabe ressaltar que o SIMPI e a categoria já haviam se posicionado contra a proposta de escalonamento dos 15%, visto que afronta a linearidade tutelada no artigo 26 do Plano de Carreira do Magistério Municipal. Todavia, para intensificar, ainda mais, a insatisfação da categoria, o novo projeto trouxe em seu artigo 5º uma premissa que propõe a revogação de todas as disposições em contrário, inclusive as previstas na Lei Municipal nº 1.913/2003 que trata do Plano de Cargos e Salários. Tal medida, se aprovada, além de prejudicar financeiramente os professores, irá ferir o princípio do direito adquirido, garantido na Constituição Federal. De imediato, o Sindicato entrou em contato com o Sec. da Educação, o Professor Gustavo Lisboa, solicitando a revogação do artigo 5º, pois a sua matéria prejudicaria a categoria e afrontaria a interpretação conforme a constituição e pediu, também, a interseção dos vereadores Milton Gramacho e Wenceslau Jr., nas tramitações.

Categoria vota pela manutenção da GREVE até alteração do Projeto de Lei
Dessa forma, para agilizar o processo de alteração da lei, o Vereador, Wenceslau Jr., que foi autorizado pelo sindicato para facilitar as interlocuções entre a Categoria e o Poder Executivo, entrou em contato com o Secretário que, por sua vez, assegurou que hoje (19) a tarde, enviaria para o relator do projeto, o Vereador Raimundo Pólvora, e para o SIMPI a revogação parcial do artigo 5º. Diante da atual postura do Governo e no aguardo da alteração da mensagem por parte do Secretário, os professores mantêm a greve como forma de protesto às arbitrariedades governamentais, exigindo o devido reconhecimento profissional e o cumprimento da Lei em vigor.  

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário