ACT Download

ACT Download
Acordo Coletivo de Trabalho. Para baixar, clique na barra e clique em download

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma homenagem do SIMPI a todos os Trabalhadores!


O SIMPI apóia a luta dos professores estaduais!



Participe do faxinaço dos professores da Rede Estadual de ensino nesta quarta-feira (02/04) às 8h, na Praça do São Caetano. 

A luta continua!


Colegas, o SIMPI informa que no dia 30/05/2012, às 9:15 horas, na 4ª Vara do Trabalho de Itabuna, situada na Rua Ubaldo Dantas, no bairro Banco Raso, ocorrerá a primeira audiência referente a ação impetrada pelo sindicato que pleiteia o cumprimento do Plano de Carreira dos professores municipais, bem como a linearidade de reajustes salariais entre os níveis. Em breve a Diretoria do SIMPI estará encaminhando à categoria o tipo de atividade que realizaremos para este dia. 

A luta continua, acreditar e agir sempre!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sobre o Calendário!


A Diretoria do SIMPI informa que até a presente data não houve convocação, nem convite por parte da Secretaria da Educação para discussão do calendário que tratará da reposição das aulas referentes ao período da paralisação. Portanto, enquanto não houver oficialização por parte da SEC, o SIMPI ficará impossibilitado de apresentar qualquer proposta de calendário à categoria. Todavia, assim que houver convocação e/ou devida oficialização, o sindicato disponibilizará a proposta aos Representantes da Base, da Cruse, do Comando de Greve para apreciação e ciência das datas. 

Carta aberta disponível para distribuição!


O SIMPI informa que a carta aberta aos pais e à sociedade já está pronta para distribuição. A partir de amanhã (26/04) o sindicato providenciará a circulação desse material, entretanto o SIMPI conta com a parceria dos Representantes da Base, da CRUSE, do Comando de Greve e dos professores interessados para auxiliar na distribuição. Para ter acesso ao material, basta se dirigir à sede do SIMPI, a partir desta sexta-feira, e solicitar a alguma diretora presente no momento. Contamos, mais uma vez, com a união e apoio de todos! 

Calendário de reposição e carta aberta!


O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, informa que já entrou em contato com a Diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, professora Fátima Vasconcelos, e, também com a Representante do Conselho Municipal de Educação - CME, professora Elionai Farias, para tratar da negociação do calendário de reposição das aulas referentes aos dias parados durante o movimento grevista. A representante da educação básica, Fátima, afirmou que entraria em contato com o Secretário, Gustavo Lisboa, e que ainda hoje, (26/04) daria um posicionamento ao SIMPI e agendaria uma audiência para solucionar o impasse.

Além disso, a Diretoria do SIMPI esclarece que a carta aberta que será encaminhada aos pais e à sociedade já se encontra em processo de confecção na gráfica Vital, em Itabuna, e que ainda hoje, já poderá ser distribuída nas escolas.

Fonte: Ascom SIMPI

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fim da paralisação!



Após a realização da Assembleia Geral Extraordinária que aconteceu hoje, 23/04, no auditório da UNIME, a categoria decidiu e votou pelo fim da paralisação, porém, com manutenção do Estado de Greve, o que possibilita a retomada de atividades mobilizadoras a qualquer instante por parte da categoria em conjunto com o seu sindicato. Amanhã, (24/04) a classe irá se concentrar às 9h na Praça Adami, com o auxílio de carros de som, bandeiras e apitos para uma caminhada de encerramento dessa etapa do movimento. 


Participe, opine e mobilize, afinal juntos somos mais fortes! 

Por votação unânime, Projeto de reajuste é aprovado na Câmara.


Vereadores reunidos para votação do Projeto de reajuste.
Aconteceu hoje (23/04), pela manhã, a votação do Projeto de Lei Nº 004/2012 que trata do reajuste salarial dos professores da rede municipal. A votação que deveria ser realizada na quarta-feira foi antecipada para esta segunda em virtude do pedido do SIMPI e da interseção de alguns vereadores, como Wenceslau Jr. e Milton Gramacho.

Na plenária estavam presentes cerca de 100 professores, que acompanharam o processo de votação da matéria por maioria simples dos nove vereadores presentes. Após as convencionais saudações, o Presidente da Câmara, Ruy Machado, passou ao vereador Vane do Renascer, a responsabilidade de conduzir o processo de votação. Dessa forma, com votação unânime, a Câmara legislativa aprovou a proposta de reajuste de 22,22% retroativo ao mês de janeiro para o nível I e de 15% escalonado para os níveis II e III. Ademais, aprovou uma mensagem aditiva de nº 008/2012 cujo texto altera os artigos 4º e 5º, protegendo assim as conquistas já obtidas pela categoria.  

Cumpre relembrar que o Sindicato nem a categoria estão satisfeitas com o reajuste supracitado, portanto entrarão com ação judicial pelo pedido de cumprimento da linearidade dos 22,22% tutelado no artigo 26 do Plano de Carreira. Além disso, o SIMPI convoca a categoria para Assembléia Geral Extraordinária, deliberativa, que ocorrerá hoje às 15h no auditório da UNIME, campus II, para que a categoria possa definir os rumos da campanha salarial.  

Carminha Oliveira concedendo entrevista à imprensa.
Ainda, como atividade paralela e de apoio, a Diretoria do SIMPI em conjunto com os professores do município, após a votação na Câmara de Vereadores, foram para a porta da DIREC 7, para participar da manifestação realizada pelos professores da rede estadual, que também, estão em greve e exigem o cumprimento da lei do piso. Na ocasião, a Vice-Presidente do SIMPI, Carminha Oliveira prestou entrevista à TV Santa Cruz que está preparando uma matéria sobre as paralisações e que deve ser veiculada ainda hoje, no jornal local da noite. 

Professores em manifestação da porta da Direc 7 em Itabuna.


Fonte: Ascom SIMPI

Assessor: Jeremias Barreto

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Convocação para Assembleia

Data da Assembleia: 23 de Abril - Segunda!

CONVOCAÇÃO!


SIMPI entra com ação na Justiça do Trabalho


Dr. Jessé protocolando a Ação Judicial

Ontem, quinta-feira (19/04), por volta das 17h30min, o Advogado do SIMPI, Dr. Jessé Melo, acompanhado por professores da rede municipal, entrou com mandado de segurança pela garantia e manutenção dos direitos conquistados pela categoria do magistério municipal. Para impetrar tal ação, o advogado respaldou-se juridicamente no artigo 8ª da Carta Magna e na Lei 8.073/90, uma vez que essas premissas agregam à entidade sindical o poder de defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. 
Dr. Jessé acompanhado por Professores na entrega do documento
Cabe ressaltar que a Diretoria do SIMPI convoca toda categoria para estar pressente na Câmara de vereadores às 08h30min da próxima segunda - feira (23/04), pois lá ocorrerá a leitura e votação da mensagem de reajuste encaminhada pelo poder executivo. 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Governo manda proposta indecorosa para Câmara!


Página que apresenta os artigos

Após uma série de reivindicações realizadas pela categoria de professores municipais, em conjunto com sua entidade sindical, o SIMPI – Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, o governo municipal enviou Projeto de Lei de reajuste salarial para apreciação e votação da Câmara Legislativa e seus respectivos vereadores.

A mensagem de Nº. 007/2012 – GP traz em seu conteúdo um montante de cinco artigos que versam sobre o reajuste salarial do magistério para o ano de 2012. Nos incisos do artigo primeiro, estão expostas as propostas do governo para o nível I de 22,22% (vinte e dois vírgula vinte e dois por cento), pago integralmente retroativo ao mês de janeiro e reajuste escalonado de 15% (quinze por cento), sendo 8% para o mês de abril e 7% para o mês de setembro aos níveis II e III. 


Cabe ressaltar que o SIMPI e a categoria já haviam se posicionado contra a proposta de escalonamento dos 15%, visto que afronta a linearidade tutelada no artigo 26 do Plano de Carreira do Magistério Municipal. Todavia, para intensificar, ainda mais, a insatisfação da categoria, o novo projeto trouxe em seu artigo 5º uma premissa que propõe a revogação de todas as disposições em contrário, inclusive as previstas na Lei Municipal nº 1.913/2003 que trata do Plano de Cargos e Salários. Tal medida, se aprovada, além de prejudicar financeiramente os professores, irá ferir o princípio do direito adquirido, garantido na Constituição Federal. De imediato, o Sindicato entrou em contato com o Sec. da Educação, o Professor Gustavo Lisboa, solicitando a revogação do artigo 5º, pois a sua matéria prejudicaria a categoria e afrontaria a interpretação conforme a constituição e pediu, também, a interseção dos vereadores Milton Gramacho e Wenceslau Jr., nas tramitações.

Categoria vota pela manutenção da GREVE até alteração do Projeto de Lei
Dessa forma, para agilizar o processo de alteração da lei, o Vereador, Wenceslau Jr., que foi autorizado pelo sindicato para facilitar as interlocuções entre a Categoria e o Poder Executivo, entrou em contato com o Secretário que, por sua vez, assegurou que hoje (19) a tarde, enviaria para o relator do projeto, o Vereador Raimundo Pólvora, e para o SIMPI a revogação parcial do artigo 5º. Diante da atual postura do Governo e no aguardo da alteração da mensagem por parte do Secretário, os professores mantêm a greve como forma de protesto às arbitrariedades governamentais, exigindo o devido reconhecimento profissional e o cumprimento da Lei em vigor.  

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

Mensagem Nº. 007/2012 - GP

 Projeto de Lei enviado pelo poder Executivo à Câmara de Vereadores de Itabuna para apreciação e votação. O conteúdo trata de reajuste de 22,22% retroativo ao mês de janeiro para o nível I e de 15% escalonado para os níveis II e III.

 





















































sábado, 14 de abril de 2012

Para uns, dia das bruxas, para outros, dia do beijo, mas para os professores foi o dia da vitória!


Norma Guimarães e Carminha Oliveira
Presidente e vice do SIMPI
Há mais de dez anos Itabuna não via uma movimentação tão disciplinada e necessária como a que ocorreu na última sexta feira 13. Uma média de 800 professores, liderados pelo Sindicado do Magistério Municipal Público de Itabuna – o SIMPI, adentraram no coração da cidade grapiúna, a Av. Cinquentenário, com bandeiras, camisas personalizadas, faixas, panfletos, músicas e até um Mini Trio elétrico. No rosto, expressões de luta, e nas vozes um grito de alerta. Na massa intelectual composta por profissionais do município e do estado, naquele momento, não se viam diferenças, apenas a unidade e harmonia de uma categoria em busca da valorização e respeito ao educador.

A sociedade civil vislumbrava a passeata e apoiava cada passo que os professores davam, pois compreenderam que o que estava em jogo não era briga política, partidária ou de natureza semelhante, mas sim a necessidade do respeito ao profissional da educação que transforma os seus filhos em cidadãos. Embalados por músicas de protesto, os professores deram uma aula pública, gratuita e aberta de cidadania, cultura e ética, mostrando à sociedade que para se conquistar algo, num país como o nosso, é preciso ir à luta com “força, raça e gana sempre”. Já no samba de Leci Brandão, entoado pelos participantes da passeata, ficou claro que o professor é uma das figuras mais importantes do país, visto que é “na sala de aula é que se forma um cidadão, na sala de aula que se muda uma nação, na sala de aula não há idade, nem cor”, por isso é imprescindível que qualquer governo respeite o professor.
A categoria em mobilização pela valorização do professor
É importante destacar que, há anos, os professores municipais estão sendo lesados pelos governos que perpassam a administração municipal, uma vez que até hoje nenhum deles cumpriu com o plano de carreira do educador itabunense em sua integralidade. A falta de eleições diretas para gestores, o atraso no vale transporte, a insegurança nas escolas, as péssimas condições de trabalho e o não cumprimento da linearidade entre os níveis, figuram como algumas das principais reivindicações da categoria, que apesar de todos os descumprimentos supramencionados, vinham desemprenhando sua função com excelência. O professor de Itabuna, após muito suportar, deflagrou greve e trocou o giz por bandeira, a voz por apitos e as salas de aula pelas ruas para gritar e exigir o que lhes é de direito.

Alguns expectadores desavisados julgavam a manifestação como uma reação política e partidária, todavia o SIMPI em nenhum momento se negou a tal verdade e não haveria por que. O que muitos não sabem é que a política ali presente, era a política cidadã e o partido não outro senão a educação. Dessa forma, utilizando a política da cidadania e o partido cuja bandeira é a educação, a categoria lutou pelo cumprimento de seus Direitos, pois como assina Rui Barbosa, somente os que lutam são dignos deles. Vaticino este texto, como profissional da comunicação afirmando que qualquer matéria, redação ou discurso que verse sobre a referida passeata, será deveras opaco, mediante o impacto e a importância de seu momento. Acredito que nem o melhor escritor será capaz de retratar a representação social que a manifestação gerou, mas no uso de minhas habilidades e no meu exercício profissional, resta-me parafrasear a artista e dizer a todos, “batam palmas pra eles, batam palmas pra eles, batam palmas pra eles, que eles merecem”! 

Autor: Jeremias Barreto, 
Bacharel em Comunicação Social e Assessor de Imprensa do SIMPI.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SIMPI INFORMA

Comando de Greve: O SIMPI convida a comissão grevista e demais professores para estarem no dia 16/04 (Segunda-Feira) às 8h, na sede do sindicato para visita às escolas. Ademais, convoca, também, toda categoria para comparecer na Assembleia informativa e dirigente que acontecerá no Auditório do Colégio CISO, no mesmo dia (Segunda-Feira) às 15h00min.
Professor, não falte, precisamos de sua participação, voz e força!
Acreditar e Agir sempre!

Município e Estado juntos pela valorização do professor

Hoje, por volta das 10:30, a Presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, Norma Guimarães, esteve na Rádio Difusora de Itabuna no programa de Cacá Ferreira para esclarecer à sociedade itabunense os motivos da Greve da rede municipal. O radialista perguntou à Norma se a o governo municipal já havia se manifestado ou proposto algum acordo, para tal pergunta a Presidente do SIMPI afirmou que os prazos de negociação foram finalizamos no dia 10 de abril, por conta da lei eleitoral, e que a categoria havia se recusado a acatar a proposta de reajuste de apenas 15% parcelado, pois o plano de carreira do professor garante a linearidade.
Além disso, Norma asseverou que a greve não está pautada apenas nas questões salariais, mas que traz em seu bojo uma série de outras reivindicações da categoria, tais com: o repasse do vale transporte em dia, a garantia de melhores condições de trabalho, o cumprimento da eleição direta dos gestores. “Todas essas exigências comprometem a valorização do profissional da educação”, completa a Presidente. Na ocasião, o professor João Rodrigues, representante da APLB, afirmou que as escolas do Estado, também, entraram em greve, pois a categoria reivindica o cumprimento do acordo de reajuste firmado pelo governador no ano passado, que consiste em estender o valor do piso de 22,22 à todos os níveis.


Finalizando a entrevista, a presidente do SIMPI, enfatizou que a greve não tem vinculação política e que a bandeira de luta do sindicato municipal é a educação, aproveitou a oportunidade e convidou toda a categoria, bem como a sociedade civil para participarem da grande caminhada em defesa da educação e valorização do professor que ocorrerá hoje, às 16:00, na Av. da Cinquentenário.

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Todos vestidos de Preto como forma de protesto!


Agenda do Movimento Grevista!


(12/04) Reunião, pela manhã, da Diretoria do Sindicato com os Representantes da Cruse e a Comissão do Movimento Grevista e visita nas escolas.

(12/04) No período da tarde, visita às escolas, reunião da Diretoria para preparação da Grande Caminhada em Defesa da Educação, entrevista da Diretoria do SIMPI e do Consultor Jurídico às 15h com a TV Santa Cruz e às 17:20 com a Rádio Morena FM.

(13/04) No turno da manhã, panfletagem com saída às 9:30 do Jardim do Ó para a Av. da Cinquentenário até a Praça Adami às 11:30, realizada pela Diretoria do sindicato, pela comissão do movimento grevista, pelos representantes da Cruse e pelos professores grevistas.

(13/04) No turno da tarde, concentração de toda categoria e da sociedade civil organizada às 15h no Jardim do Ó e passeata pela Av. cinqüentenário às 16h, com carro de som, faixas, panfletos e muita energia. OBS: TODOS VESTIDOS DE PRETO COMO FORMA DE PROTESTO! 

Acreditar e agir, 
participe e apoie essa luta! 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Caminhada em Defesa da Educação


Caminhada em defesa da valorização do professor e mais qualidade na educação do município de Itabuna. Ação do movimento de greve da Rede Municipal de Ensino de Itabuna.

A Diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, por sua presidente infra-assinado, conjuntamente, com os professores do movimento de greve da Rede Municipal de Ensino de Itabuna, vem convidar a sociedade civil organizada e todas as Entidades sindicais, as Confederações Sindicais, as Associações e seus afiliados para aderirem e participarem da Caminhada em defesa dos direitos e da valorização do profissional de ensino e pela qualidade da educação pública, que será realizada no dia 13 de abril/2012.

Local: Praça do Jardim do Ó
Concentração: 15h,
Saída: 16h

Diga Não aos gastos exorbitantes dos governantes por meio de propagandas na mídia dizendo que “A base de toda conquista é o professor!...” É chegada a hora de a sociedade exigir conosco um olhar de respeito e de valorização para com o profissional da educação. A participação de Vossa Senhoria e de sua entidade peça fundamental na construção e contribuição de uma nova história para a educação pública deste município.

A Diretoria.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sec. da Educação comunica que a proposta foi protocolada no final da tarde.


O Secretário da Educação, Gustavo Lisboa entrou em contato, hoje à noite, com a Diretoria do Sindicato informando que fora protocolado e submetido no final da tarde à Câmara Legislativa, para apreciação e possível votação a proposta de reajuste salarial prevista de 15%, parcelado em duas vezes, sendo 8% para o mês de Abril e 7% para o mês de Setembro.

Entretanto, cabe salientar que a categoria já havia decidido pela manutenção da greve e pretende pleitear o reajuste linear de 22,22% na justiça, uma vez que essa é a lei que vigora no plano de carreira do professor municipal. Percebe-se que a pressão governamental não surtiu efeito em face da unidade dos professores que se mantêm firmes e fortes diante a postura grevista adotada. A partir de amanhã, a Diretoria do SIMPI se reunirá, pela manhã, com o corpo jurídico da entidade, os Representantes da CRUSE e com a Comissão Grevista para a tomada de novas decisões.


Fonte: Ascom SIMPI

Assessor: Jeremias Barreto

Enfrentando Governo, a categoria continua em greve com dignidade!


Professores saindo da assembleia

Mesmo com a falta de energia na Câmara de Vereadores no período da tarde, a Diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, juntamente com a categoria de professores se reuniram, hoje (10/04) por volta das 14h para realização de uma audiência pública com ato de assembléia geral para a decisão acerca da manutenção ou não do movimento grevista.


Acompanhada pelos professores, a Vice-Presidente do SIMPI, Carminha Oliveira, explanou, sob orientação do Consultor Jurídico, à categoria, os desafios e dificuldades existentes com a manutenção da greve. Na ocasião, esclareceu os riscos que a classe correria por conta da Lei Eleitoral, que impõe o recebimento de apenas 6,5% (índice inflacionário), mas enfatizou que a decisão seria da Assembléia, pois ela era soberana. Após a manifestação calorosa de diversos professores indignados com a proposta do Governo de 15% escalonado, a categoria votou e decidiu em manter a greve por tempo indeterminado, objetivando pleitear o reajuste dos 22,22% na justiça. Cabe lembrar que a luta dos professores não é apenas salarial, afinal a classe exige valorização, melhores condições de trabalho, repasse dos vale-transportes em dia, eleição direta para os gestores e o cumprimento do plano de cargos e salários.
Professores em manifestação na rua
 Como forma de protesto, após a votação, os professores tomaram as principais vias da cidade com faixas, carro de som e muita energia, cantando o lema “professor na rua, prefeito a culpa é sua”, mostrando ao governo e à sociedade que a classe merece respeito. A partir de amanhã, a diretoria do SIMPI, junto com os representantes do movimento irão se reunir com a consultoria jurídica para o planejamento das novas ações, bem como para a execução e entrada de ações judiciais.

Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

Comunicado URGENTE SIMPI


A Direção do SIMPI que após ter oficializado ao Executivo sobre a manutenção da Greve, decidida em Assembleia, pela categoria no dia 09/04, obteve do Governo Municipal de Itabuna, às 20:00 da mesma data, comunicado, informando que o Executivo possui o desejo de enviar mensagem do Projeto Lei que reajusta os salários da categoria dos professores em 15%, escalonado em 8% para o mês de Abril e 7% para o mês de Setembro do ano em curso. Enfatizou que a mensagem do projeto de reajuste já encontrava-se pronto, mas só enviaria ao legislativo municipal para discussão e votação no dia 10/04, caso a categoria dos professores entrassem em consenso favorável pela proposta apresentada.  
Cumpre lembrar que o SIMPI vem cumprindo o seu papel junto a sua categoria, garantindo a decisão da maioria nas assembleias, nas organizações das mobilizações externas, nos movimentos nacionais em prol da educação pública de qualidade , na campanha salarial na mesa de negociação, na orientação jurídica aos seus filiados , na garantia do adicional noturno, na mudança automática de nível, seminários de formação sindical, etc., enfim defendendo os interesses e direitos da classe dos professores.
Insta salientar que a promulgação da nossa Carta Magna selou um novo momento na participação da sociedade no processo de construção de um país mais justo e democrático que aponta para a cidadania, a dignidade da pessoa humana, para a ética e transparência na gestão pública e privada, bem como para uma maior participação da sociedade civil organizada. Todavia, vivemos em um país que não garante a eficácia das leis de um Estado de Direito, tais como a saúde, educação, segurança, lazer, etc., por isso é que temos que partir para luta através das mobilizações para provocar e promover o que é de Direito .Toda luta exige sacrifícios, e há momentos de recuar e avançar. Temos que ter sabedoria, lutar por aquilo que desejamos com justiça e não apenas pelo amor da vitória.
Diante do exposto, o Governo informou ainda, que se exime de qualquer responsabilidade após o dia 10 de Abril, último prazo dado pela Lei Eleitoral para reajustar salários por meio de livre negociação com a categoria e sua representação sindical. A Direção do SIMPI, visando o melhor compromisso para com a categoria, não poderia, de forma alguma, deixar de comunicar a situação apresentada pelo Governo e pela própria Lei Eleitoral, situação esta que nos limitam quanto a prazos de negociações e ato de mobilização junto à própria comunidade.  
 Sendo assim, neste dia 10 de Abril (Dia D), o nosso prazo será até às 16h para deliberarmos os rumos da nossa Campanha Salarial 2012. Portanto, pedimos atenção, pois diante do calor das emoções e da alegria de resgatar na categoria a cidadania pela luta de seus Direitos, temos que ter a lucidez e o equilíbrio necessário para fazermos a melhor escolha entre as duas opções que são: Acatarmos os 15% e ingressar com a luta judicial, juntamente com atos de mobilização ao longo do ano; ou Mantermos o movimento grevista e ficarmos reféns da Lei Eleitoral, com reajuste inflacionário de, apenas, 6,5%. A decisão pertence a categoria e a responsabilidade de endossar essa decisão pertence ao Sindicato!
Direção do SIMPI

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A categoria vota pela manutenção da Greve!


Mobilização na Av. Princesa isabel

Mesmo após a mobilização pública realizada pelos professores, com a utilização de carros de som, faixas e panfletos pelas principais vias da cidade, junto a reunião da categoria com o Presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ruy Machado, e a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária, que ocorreu hoje, 09/04 às 15h no Auditório do Colégio CISO, o Governo Municipal de Itabuna se manteve inflexível diante do valor de reajuste salarial dos professores dos níveis II e III. A única mudança realizada, se comparada à proposta anterior, foi o adiantamento do pagamento da segunda parcela de 7% que seria em Outubro para o mês de Setembro.

Mediante tal proposta, a categoria de professores, juntamente com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, seu representante legal, votaram pela permanência da greve, bem como pela contínua realização de atividades e manifestações. Cumpre lembrar que o poder judiciário, através do TSE e das leis eleitorais, determina que os acordos salariais entre servidores e governo se estendam, no máximo, até o dia 10 de abril, amanhã.

O SIMPI e a categoria em Assembleia 
Dessa forma, a classe de professores irá se reunir amanhã às 09h no pátio da Prefeitura Municipal, na Av. Princesa Isabel, para a realização de atos de protesto e pela tarde, à partir das 13:30, na sede da Câmara de Vereadores para a realização de uma mobilização com o intuito de que os vereadores intercedam, através de um adendo, nas decisões do executivo, objetivando o cumprimento da linearidade e das leis dos plano de carreira.

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

Compareça Professor!


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Assembleia Geral Extraordinária!

Professores, não faltem a Assembleia Geral Extraordinária que decidirá os rumos de nosso movimento grevista. Sua presença, sua opinião e seu voto são de extrema importância! 


Data: 09 de Abril de 2012
Horário: 15:00
Local: Auditório do Colégio CISO de Itabuna. Situado na rua Francisco Ferreira, Bairro de Fátima.

Ações, Audiência e Assembleia da GREVE!



Panfleto que iremos distribuir
Professor, se você também está contra a atual proposta do governo e prima pela valorização do magistério, compareça na segunda-feira, dia 09 às 08:30 na Praça Adami de Itabuna para uma caminhada de conscientização social com carro de som, panfletagem e faixas que faremos da Av. Cinquentenário até a Prefeitura Municipal, onde estará ocorrendo uma Audiência entre o Governo e a Diretoria do Sindicato pela busca de uma negociação justa e digna. Esse momento é importante, pois precisamos da comunidade de nosso lado.


Além disso, o SIMPI convoca os representantes da CRUSE e todos os Professores, tanto os do nível I como os dos níveis II e III para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária que irá ocorrer, nesse mesmo dia (09/04) às 15:00 no auditório do Colégio CISO de Itabuna, situado na Rua Francisco Ferreira no bairro de Fátima.

Na ocasião, a Diretoria do SIMPI irá expor os resultados da mesa de negociação e por a proposta para votação. Professores, juntos somos mais fortes, vamos encampar essa batalha com unidade e coragem, afinal “toda boa história começa com um bom professor”.

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Professores municipais de Itabuna deflagram greve por tempo indeterminado


Insatisfeitos com a proposta do governo municipal de reajuste salarial de apenas 15% para os níveis II e III, parcelados em duas vezes, sendo 8% pagos no mês de abril e os outros 7% no mês de outubro, a categoria de professores da rede municipal de Itabuna, por votação, decidiu hoje em assembléia pela deflagração de greve por tempo indeterminado, com início das paralisações na próxima segunda-feira (09/04).

Categoria em momento de votação
A assembléia extraordinária aconteceu no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME e contou com a presença da Diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, do Consultor Jurídico da entidade, Dr. Tadeu Cincurá, bem como da participação maciça dos professores da rede. Durante a discussão, os professores lançaram novas propostas, defenderam a valorização do profissional da educação e o cumprimento do plano da carreira, bem como da lei do piso, que prima pela linearidade salarial a todos os níveis e classes, no sentido de valorizar a qualificação, formação e experiência dos professores, pois, conforme compreendido em assembléia, não é coerente que professores com graduação e especialização ganhem reajuste inferior a um professor com formação inicial e menos tempo de serviço.

Dessa forma, a classe de professores optou pela proposta de greve por tempo indeterminado, defendendo os 22,22% diretos ou a aplicação parcelada de 10,11% para o mês de abril e 12,11% para o mês de julho. Diante dessa realidade, o SIMPI já acionou o executivo para a retomada das negociações na segunda-feira, momento em que a categoria estará se articulando e desenvolvendo ações de conscientização social.

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Assuntos Jurídicos do SIMPI


O Departamento Jurídico do SIMPI, através do seu advogado, Dr. Jessé Melo que dá plantão de atendimento todas as quintas–feiras no sindicato, juntamente com a diretora do departamento, PRF Alba Macedo e a Assessoria Jurídica permanente, PRF e Advogada Veronice Santos, já ajuizou vários processos em defesa dos direitos dos professores, tendo conseguido êxito em muitos dele; alguns já em fase recursal, sendo que outros, lamentavelmente, se encontram pendentes de decisão por algum tempo, dada a notória e tradicional morosidade da justiça, decorrente de fatores que precisam ser combatidos não só pelos cidadãos de todos os segmentos da sociedade, mas especialmente pelos professores que são verdadeiros formadores de opinião.

Esclarecemos e asseguramos ao colega, que o objetivo desta entidade sindical no oferecimento dos serviços de atendimento jurídico ao associado é facilitar o acesso dos colegas professores à justiça, reduzindo a burocracia e o dispêndio de tempo na defesa dos seus interesses, promovendo qualquer que seja a ação, sem custas ou ônus de qualquer natureza. Contudo, precisamos contar com a compreensão e parceria dos colegas no combate à inevitável e rotineira prática de morosidade e incoerência constatadas nas ações e decisões judiciais, situação que também é motivo de indignação de toda a diretoria do SIMPI.

Face à indesejável e constatada realidade, faz-se necessário que o professores que têm processos ainda pendentes, não só acompanhem o andamento dos mesmos pelo site do Tribunal de Justiça, seguindo os passos abaixo, como também, oportunamente, dirijam-se ao sindicato, especialmente, no dia do plantão de atendimento jurídico ao associado, a fim de que possa inteirar-se dos detalhes sobre os atos processuais praticados bem como, juntos possamos pensar em providências e ações que visem combater a morosidade do judiciário, decorrente de fatores que se contrapõem à garantia constitucional de acesso à justiça e do direito a decisões justas, vinculadas ao princípio da celeridade.

Passos:
1 - Acesso o site do tribunal da Justiça http://www5.tjba.jus.br/index.php
2 – Serviços Online;
3 – Clique no link: Consulta processual;
4 – Coloque o código solicitado;
5 – Por fim, adicione o número do processo e acompanhe os passos de seu processo!

Fonte: Ascom e Assessoria Jurídica do SIMPI


SIMPI Informa - Ofício Circ. Nº004/2012



1. CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA: A Diretoria do SIMPI convoca a todos os professores para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no dia 04/04 (Quarta-Feira) às 09h00min no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME, Campus II, cujo objetivo é confrontar a proposta apresentada pelo governo para o reajuste salarial dos níveis II e III e os estudos realizados pela Consultoria Jurídica do Sindicato, prestada pelo Dr. Tadeu Cincurá, submetendo ambas à apreciação da Assembleia que decidirá por novos encaminhamentos e ações.

2. CATEGORIA EM MOBILIZAÇÃO: Em Assembleia realizada no dia 30 de Março de 2012, na Câmara de Vereadores de Itabuna, a categoria insatisfeita com a proposta apresentada pelo governo naquela data, decidiu após votação em assembleia, que voltaria a ministrar aulas apenas em meio período e, na próxima quarta-feira dia 04/04, deverão TODOS se fazerem presentes na assembleia.  
  
Atenção: Qualquer dúvida ou outra informação referente à Campanha Salarial 2012 e sobre interesses dos professores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna deverão ser esclarecidas e obtidas na Sede da Entidade, no SIMPI INFORMA ou pelo os demais canais diretos de comunicação, a saber, Blog e/ou Facebook do sindicato!

Se NÃO nos integrarmos à LUTA, com UNIÃO, COMPROMISSO, e CONSCIÊNCIA CRÍTICA outros escreverão a nossa HISTÓRIA!
                     A SUA LUTA É A NOSSA LUTA. ACREDITAR E AGIR!