ACT Download

ACT Download
Acordo Coletivo de Trabalho. Para baixar, clique na barra e clique em download

sexta-feira, 16 de março de 2012

O SIMPI realiza a primeira Audiência Pública de 2012!


Apoiando a greve nacional da educação, convocada pela CNTE e que teve início no dia 14 de março, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna- SIMPI realizou, no mesmo dia, uma audiência pública como atividade complementar ao movimento. O evento que teve como lema “Os Desafios dos Profissionais da Educação pela Valorização do Piso Salarial do Profissional Nacional – PSPN” ocorreu na manhã da última quarta-feira no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME e teve como palestrante o consultor jurídico do sindicato, o advogado Tadeu Cincurá, que ao longo de sua palestra versou sobre a real condição do educador, bem como das dificuldades e desafios atuais.

Professores na execução dos hinos Nacional e Municipal
 A solenidade foi aberta ao som dos hinos nacional e municipal que teve como vozes de fundo os cerca de 100 profissionais e convidados presentes. Para a formação da mesa, foram convidados a Presidente do Sindicato, Normagnolândia Guimarães – Norma, o Consultor Jurídico e Palestrante, Dr. Tadeu Cincurá, a representante da Secretaria da Educação, Sandra Mª Leal, a representante do FUNDEB, Lidiane Batista, o representante da Câmara Municipal, Wenceslau Júnior e a Diretora de Assuntos Sindicais da cidade de Barro Preto, Professora Ivete Bomfim. De acordo com a presidente do SIMPI, Norma Guimarães, a audiência teve como objetivos discutir o cumprimento da Lei do Piso, o Projeto de Lei 3.776/08 que está tramitando na Câmara dos Deputados que pretende alterar a regra do reajuste do magistério, a carreira do professor, a aprovação do Plano Nacional da Educação, bem como esclarecer assuntos concernentes a Campanha Salarial 2012.

Abertura com fala da Presidente do Sindicato
Após as saudações convencionais, a Diretora do Departamento de Acompanhamento da Gestação da SEC, Sandra Leal, afirmou que “toda movimentação democrática é bem-vinda, se tratando de educação se torna ainda mais especial”. Ela enfatiza que para se chegar a um patamar de desenvolvimento, é preciso investir, antes de tudo, na educação. “Nada se faz sem educação, é preciso investir no setor para que o país se desenvolva e cresça. Não basta apenas aumentar o piso, mas é importante, também, valorizar este profissional”, a representante da Secretaria da Educação termina sua fala garantindo que o executivo está disposto a honrar o compromisso firmado e cumprir o piso que o MEC determina.

Dr. Tadeu Cincurá durante sua palestra
Durante a palestra, o Dr. Cincurá expos dados relevantes à categoria. Afirmou que mesmo o município tendo interesse em cumprir com o piso, terá algumas dificuldades devido a um déficit de recursos no orçamento público e enfatiza que o ano de 2013 pode trazer sérios comprometimentos que afete a categoria, por isso, afirma que é possível já pensar em greve no início do ano que vem. Entre outros pontos atinentes a categoria, o advogado compara as atribuições e proventos do professor com outros cargos de nível médio no país e conclui que o reajuste de 22,22% é expressivo, embora acredite que o professor mereça mais pelos riscos e desafios que a profissão oferece. Se tratando da saúde do professor, fez um alerta pedindo que a categoria lute por melhores condições de trabalho e “deixe de vender saúde”, pois nos últimos anos tem aumentado significativamente o número de profissionais com doenças crônicas, depressões e síndromes, acreditando que nos próximos dez anos haverá uma crise nacional pela falta de professores em todos os setores.

Na platéia, os professores estavam atentos e assustados com algumas informações divulgadas, a professora Siomara de Almeida que há 27 anos trabalha no setor afirma que infelizmente são poucos os colegas que se mobilizam e participam de campanhas pela melhoria da educação, se diz triste com a atual realidade, mas disposta a lutar. “Não vou ficar de braços atados, a causa é justa, vou à luta” afirma a professora.

Professora atenta a palestra
Já a educadora Soraia Corrêa que está há 5 anos na rede, diz que esta foi a primeira experiência de participação com o sindicato e fez uma avaliação positiva. “O tempo é primordial para avaliarmos as coisas, essa é a minha primeira experiência com o SIMPI, mas tenho visto mobilizações e a preocupação deles com a categoria, isso é muito bom”. Quanto ao cenário da educação nacional, a professora diz que vê, ao longo do tempo, uma melhora nos recursos físicos e técnicos das escolas, mas que a valorização do profissional é pouca “ultimamente tenho observado uma melhora nas escolas, na parte física e técnica, mas ainda é pouco para acompanhar essa geração de alunos dinâmicos e ágeis, é preciso mais capacitações e respeito ao profissional da educação”.

Outra professora que deixou sua opinião foi Claudete Lúcia, que atua há 20 anos no setor, dizendo estar satisfeita com atividades desempenhadas pelo SIMPI, “tenho achado ótima as ações, pois o sindicato tem desempenhado a sua função e as conquistas obtidas foram graças as lutas e esforços do SIMPI”. Quando questionada sobre a condição do professor num cenário nacional, a professora não mede palavras e diz que “é uma falta de respeito esse sistema. O professor merece ser mais valorizado, pois sem a sala de aula não há médicos, policiais e outros profissionais de tanta importância social. É preciso melhorar essa política e a classe precisa unir forças e lutar pela valorização”. Afirma a professora.

 Para a presidente do sindicato que atua na área há mais de 25 anos a audiência é uma excelente oportunidade de debater idéias e mobilizar a categoria. Norma não esconde a tristeza ao ver uma quantidade pequena de professores na audiência, visto que a rede aderiu ao movimento de paralisação, pois diante da divulgação, esperava que a classe se articulasse mais em prol de seus direitos. Todavia, mantém sempre a postura otimista e acredita que os presentes serão capazes de “acordar” os colegas, “afinal, foi uma palestra esclarecedora, com muitas informações preciosas e com um nível de pesquisa de alta qualidade. Os professores precisam retomar o espírito de luta e não deixar nas mãos dos outros (políticos), o que é de seu interesse. Como, sabiamente diz Nelson Mandela, ‘a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’, por isso acreditamos nessa força”, conclui a presidente. 

Fonte: Assessoria do SIMPI
Fotos: Jeremias Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário