ACT Download

ACT Download
Acordo Coletivo de Trabalho. Para baixar, clique na barra e clique em download

sexta-feira, 23 de março de 2012

O SIMPI acompanha os passos da nova Universidade Federal da Bahia!


Diretoras do SIMPI com Joana Guimarães (ao meio),
integrante da comissão técnica da UFSBA.
Aconteceu hoje (23/03) no Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC de Itabuna a primeira conferência de discussão das diretrizes da Universidade Federal do Sul da Bahia, a UFSBA, que terá como possível sede o município de Itabuna. Respondendo ao convite da Comissão Técnica, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI - enviou a Diretora Cultural, Marilyn Campos e a Diretora de Imprensa, Marlise de Oliveira, para prestigiarem e se informarem sobre as últimas decisões acerca do assunto.

Para a formação da mesa, foram convidadas as autoridades políticas presentes. A abertura foi realizada pelo Secretário da Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, que saudou a todos os presentes e disse que este assunto está além de qualquer interesse político, visto que se trata de um marco para toda sociedade e a matéria tratada diz respeito ao setor educacional, logo precisa ser respeitada. Em seguida, o Prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo), diz que este é um momento especial para a região cacaueira que, há muito, vem sofrendo pela crise econômica e que a chegada de uma universidade federal irá incentivar o progresso da região. “Estou muito otimista, neste ‘pré-momento’ podemos acreditar que a reitoria será em Itabuna e isso é uma grande conquista”, diz o Prefeito.
Autoridades Políticas na abertura do evento.
Outra autoridade política presente que deixou suas considerações foi o Deputado Federal Geraldo Simões. Em entrevista exclusiva à assessoria do SIMPI, Ele disse que existe uma corrente política querendo que a sede da reitoria da nova universidade seja em Porto Seguro, mas que Ele acredita que Itabuna seja mais preparada e merecedora para receber essa responsabilidade. “Em agosto o governo enviou um Projeto de Lei, que já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público - CTASP, para que a unidade da reitoria seja no município de Itabuna”. Segundo o deputado, após esta etapa ocorrerá a avaliação do Conselho de Justiça e por fim a aprovação do Senado, mas tudo indica que Itabuna sairá vitoriosa na disputa.

Após a fala das autoridades políticas, foi convocada para assumir a tribuna uma equipe técnica de professores da Universidade Federal da Bahia - UFBA, que estarão acompanhando os passos e orientando na formulação da nova Universidade Federal. A geóloga Joana Guimarães, que faz parte da comissão técnica, se diz muito entusiasmada com a possibilidade de uma Universidade Federal no Sul da Bahia. “Eu sou da região, acompanhar esse desenvolvimento de perto é muito prazeroso. Sei da importância que uma Universidade possui à sociedade, certamente irá ampliar os horizontes”, afirma Joana.


Professor Naomar de Almeida em sua palestra.
O Vice-Reitor da UFBA, Luís Rogério Leal, também fez esclarecimentos e disse que se tratando de uma Universidade Federal é preciso pensar de forma mais ampla, “a proposta dessa universidade é atender os interesses nacionais. Não se trata aqui de uma universidade estadual, mas sim, de um centro de educação federal”, assevera Leal. Para palestra inicial foi convidado o Professor, também da UFBA, Naomar Monteiro de Almeida, que disse que a ideia é que a nova Universidade possua o que há de mais moderno em modelo pedagógico e estrutural. “Estamos buscando um modelo institucional inovador, socialmente responsável e comprometido com a produção de conhecimento”. Ele acredita que a nova academia precisa potencializar a formação de quadro profissional e incentivar a educação, uma vez que, conforme dados apresentados, apenas 22% dos alunos do ensino fundamental chegam ao médio e desses, apenas 15% concluem o segundo grau.  Diante de tal constatação, acredita que as diretrizes da UFSBA serão pautadas na eficiência, na ecosustentabilidade, pluralidade de oferta de cursos e, sobretudo, numa interação sistêmica com a educação básica. 

Fonte: ASCOM SIMPI
Imagens: Jeremias Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário