ACT Download

ACT Download
Acordo Coletivo de Trabalho. Para baixar, clique na barra e clique em download

quinta-feira, 8 de março de 2012

Lançamento da Campanha Salarial do SIMPI movimenta a classe de professores em Itabuna


Aconteceu na última terça-feira (06/03) no Centro de Cultura Adonias Filho uma assembléia extraordinária para o lançamento da campanha salarial do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, que contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal da Educação, Maria Lúcia Bittar, do Assessor de Planejamento, Allan Salomão que na ocasião representou o Secretário da Educação Gustavo Lisboa, do vereador Wenceslau Jr. representando a Câmara de Vereadores do município, além da participação ativa de mais de 200 professores da rede municipal de ensino.
A Presidente do SIMPI concedendo entrevista à Imprensa
A abertura do evento foi realizada pela psicóloga Eliana Bispo do Centro de Atendimento Psicopedagógico que propôs um momento de reflexão e relaxamento, com o intuito de aumentar a auto-estima e proporcionar um ambiente confortável para os professores. Com o lema “Acreditar e Agir para avançar nas conquistas”, o sindicato apresentou aos convidados e participantes as últimas medidas ocorridas no setor da educação e abriu assembléia de votação para a pauta de reivindicações. A vice-presidente do SIMPI, Maria do Carmo de Oliveira (Carminha), iniciou o evento com a exibição do vídeo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, onde o presidente Roberto Leão, convoca todos os professores para uma greve nacional do setor, que deverá ocorrer nos dias 14, 15 e 16 do mês de março, cujo objetivo é pressionar as autoridades para o cumprimento da Lei do Piso, a regularização do Plano de Carreira e os tão sonhados 10% do Produto Interno Bruto – PIB aplicados ao Plano Nacional da Educação - PNE.  Em seguida, exibiu um rápido vídeo mostrando as lutas e conquistas do SIMPI junto a categoria; nas imagens haviam manifestos por melhores condições de trabalho, marcha contra a corrupção e votações em assembléia do próprio sindicato.
Para a formação da mesa foi convidada a presidente do SIMPI, Normagnolândia Guimarães Sant’Anna (Norma Guimarães), Lúcia Bittar e Allan Salomão para que expusessem seus pontos de vista e contribuições. A presidente do Conselho Municipal da Educação, Lúcia Bittar, foi bastante sucinta, elogiou a categoria e disse estar a disposição da classe para resoluções e acordos de sua competência. Quanto ao Assessor de Planejamento, Allan Salomão, não houve muita surpresa, informou que o Poder Executivo pretende manter com o sindicato uma linha de convivência pacífica e de diálogo e, ainda, afirmou que estarão de portas abertas para receber as demandas apresentadas pela categoria dos professores, quando necessário. Relembrando que no dia 31 de janeiro deste ano, houve a primeira audiência do sindicato com a prefeitura municipal de Itabuna. Já a presidente do SIMPI, Norma Guimarães, agradeceu a presença das autoridades, mas afirmou que a diretoria do sindicato, bem como a categoria está atenta e preparada para lutar pelos seus direitos e que a educação merece mais atenção e respeito. Lembrou, também, que há Municípios e Estados que não respeitam a lei do piso, portanto, divulgou que o sindicato irá fazer de tudo para garantir o cumprimento dos 22,22% de reajuste, proposto pelo Ministério da Educação – MEC, de forma linear para todos os professores da rede municipal. Após as explanações da mesa, houve ainda a fala do representante da câmara de vereadores, o vereador Wenceslau Júnior, que saudou a classe dos professores e afirmou estar disposto a ajudar a categoria no que for preciso.
Antes de iniciar a votação da pauta, foram eleitos seis representantes da base da rede Municipal de Ensino que acompanharão o SIMPI nas discussões da Campanha Salarial. Foram escolhidos diretamente pela classe os professores: Daniel Brito, Lêda Novaes, Regina caldas, Maria Gomes, Vanusa Teixeira e Virgílio Alberto.
Momento de votação da pauta de reivindicações
Dando continuidade ao evento, Carminha Oliveira iniciou a assembléia de votação para a formulação da pauta de reivindicações. O documento foi avaliado cláusula por cláusula e foi votado por todos os professores presentes. No momento da votação foi possível fazer destaques e discussões, valorizando assim o fazer democrático exigido na constituição. A pauta ficou subdividida em 9 (nove) grupos que dispões sobre assuntos de maior interesse dos educadores, tais como: salários, reajustes e pagamentos; gratificação e adicionais; contrato de trabalho; condições e jornada de trabalho; saúde e segurança do profissional; faltas; licenças e férias, entre outros classificados no hall das disposições gerais. Após quatro horas de assembléia, a pauta foi finalizada e será encaminhada ao poder executivo do município para apreciação, possibilitando assim o início das negociações.
 Fonte: Ascom SIMPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário