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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MEC convida Consed para discutir reajuste do piso salarial do magistério


Secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas
O secretário de Estado da Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Belivaldo Chagas, encontra-se em Brasília a fim de participar de uma reunião com técnicos do Ministério da Educação (MEC) e discutir critérios de pagamento do piso salarial nacional do magistério. Participarão da reunião, que ocorrerá na tarde desta quinta-feira, 30, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), secretária do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Nesse encontro, os dirigentes estaduais e municipais da educação, juntamente com os representantes dos trabalhadores da educação e os técnicos do MEC, proporão soluções para o atual critério de reajuste do piso salarial nacional dos profissionais do magistério e variação anual do custo/aluno Fundeb, que, se for mantido, poderá provocar impactos financeiros acima da realidade econômica dos estados.
Além da presidente e do vice-presidente do Consed, participarão os secretários de Educação de Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal. A ideia é avançar na negociação para um novo critério de reajuste.
“Reafirmamos nossa convicção de que quaisquer avanços sociais, por mais legítimos e desejáveis que sejam, não podem ser consolidados sem levar em consideração o equilíbrio fiscal e o orçamento dos entes estatais, sob pena de não se firmarem como conquistas efetivas e duradouras para a categoria”, ressalta a presidente do Consed.
Belivaldo Chagas destacou que Sergipe foi um dos primeiros estados a pagar o piso do magistério, mas compreende que é preciso buscar soluções para evitar impactos financeiros aos estados de maneira que tornem inviável o pagamento ao magistério. 
por Agência Sergipe

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