ACT Download

ACT Download
Acordo Coletivo de Trabalho. Para baixar, clique na barra e clique em download

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MEC convida Consed para discutir reajuste do piso salarial do magistério


Secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas
O secretário de Estado da Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Belivaldo Chagas, encontra-se em Brasília a fim de participar de uma reunião com técnicos do Ministério da Educação (MEC) e discutir critérios de pagamento do piso salarial nacional do magistério. Participarão da reunião, que ocorrerá na tarde desta quinta-feira, 30, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), secretária do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Nesse encontro, os dirigentes estaduais e municipais da educação, juntamente com os representantes dos trabalhadores da educação e os técnicos do MEC, proporão soluções para o atual critério de reajuste do piso salarial nacional dos profissionais do magistério e variação anual do custo/aluno Fundeb, que, se for mantido, poderá provocar impactos financeiros acima da realidade econômica dos estados.
Além da presidente e do vice-presidente do Consed, participarão os secretários de Educação de Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal. A ideia é avançar na negociação para um novo critério de reajuste.
“Reafirmamos nossa convicção de que quaisquer avanços sociais, por mais legítimos e desejáveis que sejam, não podem ser consolidados sem levar em consideração o equilíbrio fiscal e o orçamento dos entes estatais, sob pena de não se firmarem como conquistas efetivas e duradouras para a categoria”, ressalta a presidente do Consed.
Belivaldo Chagas destacou que Sergipe foi um dos primeiros estados a pagar o piso do magistério, mas compreende que é preciso buscar soluções para evitar impactos financeiros aos estados de maneira que tornem inviável o pagamento ao magistério. 
por Agência Sergipe

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Valorizando diferenças e superando limites!


Coordenadora Geral, Milene Dantas na execução
do hino nacional
Palco iluminado, platéia lotada e muitos sorrisos marcaram a exibição da VI Mostra de Arte CEPEI que aconteceu ontem (28/08) no Centro de Cultura Adonias Filho em Itabuna. O evento proposto pela SEC cujo tema central foi a “valorização das diferenças e a superação de limites” reuniu centenas de alunos, professores e pais que fazem parte do processo de educação especial, modalidade de ensino que vem crescendo significativamente no Brasil na última década e introduzindo novos olhares à sociedade aos portadores de necessidades especiais. Prestigiando o evento, estavam também os representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Santa Cruz da Vitória, o Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE) de Ilhéus, bem como o SIMPI, Sindicato dos Professores Municipais que está sempre atento e participando dos movimentos sociais e de inclusão.

De acordo com o último Censo realizado no Brasil, existem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou intelectual, números estes que correspondem a 23,9% da população nacional. Atualmente, com o incentivo de políticas públicas, bem como a crescente busca pela valorização da dignidade da pessoa com deficiência alguns desafios vêm sendo sanados, sobretudo, no tocante ao acesso a educação. 

Estudantes em apresentação artística
Conforme o Censo Escolar, nos últimos dez anos o número de alunos com deficiência matriculados em turmas regulares de escolas públicas aumentou 493%. Para Milene Dantas, Coordenadora Geral do CEPEI, a realização de mais uma mostra é a certeza de que os desafios existem, mas podem e devem ser superados. “O CEPEI – Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva - foi fundado em 2006 e contava apenas com seis funcionários. Hoje, totalizamos 48 profissionais e conseguimos atender cerca de 600 alunos. Outro aspecto bastante interessante é a inclusão dos pais no projeto. Enquanto eles aguardam o atendimento de seus filhos, nós disponibilizamos oficinas e cursos de costura, bordados e temos até um coral, tudo isso objetivando a melhor harmonia entre a escola e a família”, declara Milene.

Professora Thalita agradecendo a premiação
Ao longo das apresentações, as músicas davam as notas, mas as luzes certamente emanavam de cada estudante, sejam nas luvas brancas dos intérpretes de Libras, que é o segundo idioma oficial do Brasil, ou nos passos cadenciados de quem aprendeu a transformar as limitações em motivação para “tocar em frente”. Dentre as comemorações, houve a premiação do Prêmio Kaique Marcos 2012, cuja vencedora foi a Professora do Colégio IMEAM Thalita Silveira Pires, que realizou o trabalho intitulado “Construindo Identidade”, objetivando, juntamente com o SAC a emissão de carteiras de identidade aos alunos, bem como os incentivando a não desistirem de seus sonhos. “Trabalhamos com educação especial por amor, é muito gratificante ver o desenvolvimento dos alunos. Estou realizada com todo o evento e com o reconhecimento de meu trabalho”, afirma a professora.

É importante salientar que fora as dificuldades estruturais, os deficientes enfrentam preconceitos e intolerância por parte da sociedade que ainda não consegue enxergar as potencialidades dos portadores de necessidades especiais. Dessa forma, a VI mostra veio derrubar estereótipos e paradigmas, pois mostrou que as limitações podem até existir, mas que jamais serão capazes de impedir o artistas de tocar, dançar e atuar nos palcos da vida.

Fonte: Ascom SIMPI
Texto e Fotos: Jeremias Barreto

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Entre cores e leituras, a educação infantil ganha destaque em agosto!

Assessora da Educação Infantil, Cássia Vilanova
(vestido branco)  com as colaboradoras

Aconteceu ontem (22/08) no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC a abertura oficial da III Semana de Educação Infantil, um evento fomentado pela Secretaria da Educação de Itabuna que visa envolver, ainda mais, os professores e os pequenos alunos numa das mais fascinantes viagens, a leitura. O SIMPI, entidade representativa e atenta aos acontecimentos direcionados à melhoria da educação esteve presente enviando a assessoria de comunicação, bem como a Vice-Presidente Carminha Oliveira, que parabenizou a iniciativa e ainda participou de uma dinâmica literária.

É consabido que as crianças, de modo geral, possuem um significativo apreço pela leitura, a começar pelos contos e histórias infantis, que proporcionam verdadeiras viagens imaginárias. Dessa forma, para que os educadores, embora já adultos, possam mergulhar ainda mais nesse universo lúdico é que foi pensado numa semana voltada à Educação Infantil. “Nós começamos em 2010 promovendo seminários, mas a demanda cresceu e os envolvidos estão cada ano mais engajados. Assim tivemos a necessidade de ampliar o seminário, transformando-o em uma semana interativa”, declara Cássia Vilanova, Assessora Técnico-pedagógica da Educação Infantil do Município.

Vicre-Presidente do SIMPI prestigiando o  evento
Atualmente Itabuna tem enfrentado alguns entraves na educação infantil, sobretudo no quesito “creche”, pois a demanda tem aumentado e não tem comportado todas as crianças. Ainda conforme a Assessora da Educação, Cássia Vilanova, esse tem sido um dos principais desafios, entretanto já existe um projeto governamental que visa a criação de novas três creches, situação que poderá contribuir para uma melhor distribuição e equilíbrio.


O evento que traz em seu bojo a observância dos princípios éticos e a cultura da criança, além das discussões e debates trará especialistas no assunto “educação infantil”. Para abertura, foi convidada a Profa. Dra. Maribel Barreto, autora de diversas obras, tais como: “Ensaios sobre a criatividade” e “Os ditames da consciência”, todas de caráter instrumental e cooperativo para a melhoria das práticas de ensino. A semana que culminará em um coquetel no dia 24/08 (amanhã) propõe grandes surpresas durante a sua passagem, portanto, sintam-se todos convidados a prestigiarem o evento que certamente deixaria qualquer Lobato ou Freire com olhos marejados ao verem profissionais com tanto afinco e dedicação às crianças de nossa cidade.

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

III Semana de Educação Infantil - Convite!


Acontece hoje, às 18h no auditório da FTC a abertura oficial da III Semana de Educação Infantil. A iniciativa é da Assessoria da Educação Infantil, setor vinculado à SEC. O tema tratado será a “Imaginação, inteligência em viagem – Formação de leitores da Educação Infantil”. O SIMPI estará presente e convida você professor, para prestigiar o evento e fomentar novas discussões envolvendo a educação infantil em nosso município!

Deputados que não respeitam a educação!


terça-feira, 21 de agosto de 2012

...Nota de falecimento!


Hoje, a Rede Municipal de Ensino perdeu não apenas uma professra, mas também uma guerreira que escolheu a sala de aula como segunda casa. A Profa. Verônica Souza, que lecionava no Grupo Escolar Dom Ceslau Stanula e no Grupo Escolar Pedro Gerônimo veio a óbito na madrugada dessa terça-feira (21/08). O velório está sendo realizado no SAF e o enterro será às 16h. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O SIMPI prestigia os 10 anos do Programa Formando Constelações!


“Em meio ao ódio de um rei, nasceu um menino deus, Jesus”, assim começou a fala do Bispo Diocesano Dom Ceslau Stanula que marcou a celebração dos dez anos do Programa Formando Constelações em Itabuna. O programa nasceu em 2002, fruto de uma reunião entre a Diocese de Itabuna e representantes das escolas públicas e privadas do município, tendo como objetivo principal, melhorar as relações humanas e sociais entre as pessoas.

A comemoração aconteceu na AABB de Itabuna, ontem (16/08) e contou com a participação das diversas instituições parceiras e ligadas a educação. Entre elas a Secretaria da Educação, o Conselho Municipal de Educação, Direc 07 e o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna - SIMPI que, como entidade engajada na melhoria da sociedade, enviou a Assessoria de Imprensa, a Vice-Presidente Carminha Oliveira e a Diretora de Cultura Marylin Campos para prestigiar o evento.

Autoridades e Representantes de Entidades na formação da mesa
O PFC propõe uma nova forma de relacionamento entre as pessoas. No início apenas 07 unidades escolares aderiram ao projeto, hoje, são mais de 70 escolas da rede participando, sem falar nas cidades circunvizinhas, como Poções, Vitória da Conquista e Gandú, que já estudam a possibilidade de adotar a idéia. “O programa vem, há uma década, formando constelações de paz nas escolas. Não somos apenas profissionais de educação, hoje nos tornamos multiplicadores de boas ações. Buscamos resgatar valores, a auto-estima, os princípios para uma cultura de paz nas escolas e nas famílias, sem apelo religioso”, declara Erenita Cristina Araújo, Coordenadora geral do programa. Dessa forma, é acreditando na educação integrada que os envolvidos propõem uma espécie de Orientação Para Vida – OPV, insistindo na valorização humana nos âmbitos escolares, familiares e sociais.

Professoras da rede municipal prestigiando o evento.
O evento de celebração foi marcado também pela participação dos jovens estudantes em apresentações culturais de dança e entrega de rosas, bem como por diversos professores da rede que de algum modo contribuíram para o alcance da longevidade e sucesso do programa. Para o Bispo Dom Ceslau Stanula, ver o projeto completar uma década é de extrema felicidade, pois acreditar no ser humano é algo fundamental para uma sociedade mais digna e justa, finalizou a sua fala parabenizando os professores pelo empenho e dedicação ao projeto.

Fonte: Ascom SIMPI
Texto e Fotos: Jeremias Barreto

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Propostas de revisão da tabela de vencimentos


A Diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI se reuniu, na última quinta (09/08), no gabinete da Secretaria da Educação, com o Representante do Governo, Allan Salomão, com a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Bittar e com funcionários do Departamento de Acompanhamento e Gestão para apresentação das propostas de revisão da tabela de vencimentos do magistério. 
  
O Assessor de Planejamento, Allan Salomão, que na ocasião substituíra o Secretário da Educação, iniciou a reunião se retratando diante do atraso do salário do mês de julho, pois o SIMPI havia notificado a prefeitura e cobrava justificativas para tal situação. De acordo com o Assessor, o Governo Federal vem atrasando o repasse desde o mês de junho. “O último repasse só veio no dia 03/08, entretanto, o Banco Santander só faz a distribuição com 48h, além disso, o repasse não tem acompanhado os valores previstos”, justifica Salomão. Questionado pela Diretoria do SIMPI quais as providências estão sendo tomadas para que situações iguais a estas não se repitam, o Assessor disse que a Secretaria tem reduzido os gastos e que os contratos de licitações não serão realizados em sua totalidade.

Reunião da Comissão Externa para revisão e alteração do Plano de Cargos, Empregos Públicos, Carreira e Remuneração do Quadro de Profissionais da Educação do Município de Itabuna
Após as justificativas, a subcomissão de discussão da tabela de vencimentos que integra o Plano de Carreira do Magistério, formada por representantes do SIMPI e do Governo, apresentou as idéias preliminares de reformulação da referida tabela. A subcomissão esclareceu que foram trabalhadas duas possibilidades, uma pautada na linearidade e outra na livre negociação. A primeira proposta, visando a linearidade, trabalharia com as premissas de níveis e classes. Já a segunda proposta, de não linearidade, comportaria 5níveis, 3 classes e 10 referências, entretanto seria dividida em tabela de nível I utilizando o Piso Federal como referência e numa segunda tabela para tratar dos níveis II, III, IV, e V através de negociação sindical.

Após as primeiras discussões, as duas propostas serão avaliadas pelo setor de acompanhamento e gestão para tabulação de dados e impactos na folha de pagamento. O SIMPI está acompanhando todos os passos e assim que tiverem dados mais concretos levará as novas decisões à categoria em assembléia. 

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O SIMPI prestigia a semana de Jorge Amado com presença em eventos culturais


Estátua de Jorge Amado na chegada de Ferradas
Como forma de incentivo a arte e com o intuito de homenagear o centenário do escritor Jorge Amado, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI visitou a casa de Jorge em Ferradas e presenciou a exibição do espetáculo “Berro D´água” que aconteceu no último final de semana (11 e 12), no Centro de Cultura de Itabuna.  

Natural das terras grapiúnas, mais precisamente do atual bairro de Ferradas, Jorge Amado, além de exímio escritor e um dos maiores representantes da literatura brasileira no cenário internacional, foi também ativista político, integrando os movimentos sindicais e contribuindo com inserção da liberdade de expressão e religiosa na Constituição da República de 1988. O SIMPI como entidade sindical e representativa, não poderia deixar de prestar as suas homenagens e participar das programações que envolvem o grande escritor.

Diretoras do SIMPI conhecendo melhor a casa de Jorge
Na sexta, (10/08) data de aniversário do escritor, as Diretoras de Imprensa e Cultura, juntamente com a assessoria de comunicação do SIMPI, visitaram a “Casa de Jorge Amado” em ferradas e acompanharam a visita dos turistas que vieram do oeste baiano para conhecer um pouco mais da cultura e história local. Na casa, muitos quadros, imagens e livros do autor, inclusive uma réplica da certidão de nascimento logo na chegada para comprovação de sua naturalidade. Os móveis antigos aproximam ainda mais os visitantes da realidade do escritor e para surpresa de muitos, nos fundos da casa, contrastando com o estilo rústico e antigo da área de visitas, uma sala de cinema, moderna e bem equipada, representando, até então, o único espaço dedicado a 7ª arte em nosso município. De acordo com uma das estagiárias responsáveis pela recepção dos visitantes já passaram, desde sua inauguração mais de 5 mil pessoas pelo local. A casa fica aberta de segunda à sexta, com exibições diárias de filmes comerciais, bem como de adaptações de obras de Jorge.

A Presidente e a Primeira Secretária do SIMPI, junto com a Professora Lidiane com o elenco de Berro D´água
Já para o sábado e domingo as homenagens ficaram por parte do grupo teatral Vozes, que retornou a Itabuna após uma turnê em Salvador com o espetáculo Berro D’água, uma adaptação do homônimo livro “A morte e a morte de Quincas Berro D’água”. A história gira em torno da misteriosa morte de Quincas Berro D’água, malandro por opção que abandonou emprego público, família e vida confortável para viver entre o povo mais miserável de Salvador, tornando-se o “Cachaceiro mor da Bahia”. Mais uma vez o SIMPI esteve presente prestigiando a cultura local e sorteando ingressos através das redes sociais para os professores associados. Além disse, conseguiu garantir que o professor assistisse ao espetáculo pagando preços promocionais, fazendo uma ponte direta entre o teatro e o educador, que tanto prestigia a arte e a literatura. 

Fonte: Ascom SIMPI
Assessoria: Jeremias Barreto

Feliz dia dos pais!


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Educação e Movimentos Sociais em foco no Seminário do Território Litoral Sul


O Colegiado do Território Litoral Sul está promovendo hoje e amanhã (09 e 10 de agosto) no auditório do Palace Hotel um fórum de discussão cuja temática está pautada nas questões educacionais e sustentáveis, bem como na dinamização e gestão territorial. O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, como entidade representativa de classe e interessada nos assuntos atinentes a nossa região marcou presença enviando a assessoria de comunicação e as sindicalistas Gillis Lisboa e Marlise Pires.

Rita Amâncio com professora e representantes do SIMPI
O Território Litoral Sul é composto por 70 instituições em regime paritário, ou seja, parte representada pelo poder público e outra pela sociedade civil organizada. De acordo com Rita Amâncio Senna, que faz parte do Movimento de Luta Pela Terra – MLT, esse encontro visa despertar na sociedade o interesse de se discutir a educação do campo e os movimentos sociais. “De 20 a 23 de agosto acontecerá na UESC o I Congresso Nacional voltado aos movimentos sociais e a educação, portanto é preciso incentivar a sociedade a participar desse evento, rompendo qualquer dúvida ou resistência que ainda exista acerca desse tema”, afirma a representante do MLT.

Dessa forma, o seminário que está acontecendo nesta semana antecipa as discussões que acontecerão posteriormente na UESC. Dos diversos assuntos elencados para discussão, a falta de estrutura das escolas do campo e o desrespeito de alguns municípios em não cumprir a lei de aquisição de alimentos da agricultura familiar ganham destaque. Conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), parte dos alimentos oferecidos nas escolas precisam vir dos sistemas de economia solidária e da agricultura familiar, dinamizando assim a produção do campo e fortalecendo o ciclo econômico do pequeno produtor. Outro problema é o desvio de finalidade dos transportes das escolas rurais nos municípios, que muitas vezes deixam de transportar os alunos com a qualidade necessária, para transportar outras pessoas e cargas com finalidades diversas. Portanto, além das discussões territoriais, o encontro tratará de assuntos complexos e que necessitam de mais atenção, tanto da sociedade como das autoridades.

Além do ciclo de palestras, o evento possibilitará a interação dos participantes através das rodas de diálogos e da socialização em plenária dos trabalhos elaborados.

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SIMPI cobra justificativa e providências da SEC por atraso salarial


O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, informa a todos os professores da rede Municipal que já entrou em contato com o Governo, por meio de ofício entregue na manhã desta quarta-feira (08/08) na Secretaria da Educação, solicitando explicações acerca do atraso salarial, bem como das diferenças de datas de recebimento dos salários. O SIMPI, como entidade responsável, respaldando-se no princípio da legalidade, aguardou até o final do dia 07 (terça-feira) que corresponde ao quinto dia útil do mês vigente, respeitando as leis trabalhistas e constitucionais para se posicionar diante do atraso ocorrido.

Cópia do ofício encaminhado à SEC
O que, até então, foi informado pela SEC é que a folha do Fundeb 60 já havia sido depositada desde a segunda e que a prefeitura estava aguardando a complementação de verba para pagar, até terça, o salário dos profissionais lotados na folha do Fundeb 40 (profissionais que estão fora da docência, ocupam funções em serviços administrativos, em permuta com outros setores, em conselhos municipais e sindicatos). Todavia, tivemos conhecimento que parte dos colegas da folha do Fundeb 60, também, não havia recebido seus salários. Dessa forma, esclarecemos que mesmo antes do atraso o SIMPI já estava de prontidão para solucionar qualquer impasse que viesse ocorrer e que aguardou o vencimento do prazo legal para notificar o município através de ofício. Portanto, comunicamos que logo após notificação desta entidade sindical à SEC os salários já se encontravam disponibilizados nas contas bancárias dos profissionais no magistério, desde o meio dia.

Agradecemos a confiança, credibilidade e parceria de nossos associados e colegas da rede por estarem junto conosco e acreditarem em nossas ações, afinal o interesse da categoria é a força motriz de nossa luta. Caso haja qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo facebook, e-mail, ou via fone, pois estamos sempre atentos a qualquer desrespeito de nossos direitos, estamos de olho!

Fonte: Ascom SIMPI
Assessor: Jeremias Barreto


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Campanha Simpi Amado!


Em homenagem aos cem anos de Jorge Amado o SIMPI em parceria com o Grupo Teatral Vozes convida todos os professores a irem ao teatro assistir ao espetáculo Berro D’água que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto no Centro de Cultura Adonias Filho sempre às 20h. O professor associado do SIMPI pode comprar o ingresso na bilheteria com preços promocionais, basta apresentar a carteira de associado. Já quem compartilhar essa mensagem com o cartaz no facebook concorre a um par de ingressos para assistir ao espetáculo que já viajou pela Bahia e volta a Itabuna para prestigiar o nosso Amado Jorge. Compartilhe, divulgue e participe!