ACT Download

ACT Download
Acordo Coletivo de Trabalho. Para baixar, clique na barra e clique em download

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Parabéns Professor!


Nessa semana foi comemorado o Dia do Professor, muito embora a data tenha passado quase despercebida de grande maioria da população em razão do feriadão prolongado. 

A escolha do dia 15 de outubro deriva do decreto assinado por D. Pedro I, no ano de 1827, determinando que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”. 

Pese toda a pompa e circunstância, infelizmente quase nada mais há para se comemorar. O que se percebe nos dias de hoje é a degeneração na imagem do professor. Salários baixos, condições de trabalho degradantes e jornadas desfavoráveis são algumas das mazelas que o professor encara. Isso sem contar a crescente falta de respeito com a figura do mestre. 

Mesmo assim, não podemos desacreditar. Augusto Cury disse que “professores são mestres da vida”, com o que concordo plenamente. Em países desenvolvidos, os melhores alunos buscam os cursos de licenciatura, pois sabem que serão bem remunerados e terão prestígio e orgulho, principalmente porque contribuirão para a arte de educar. 

No Brasil, o caminho é inverso, salvo raríssimas exceções, porém, não podemos nos esquecer que bons profissionais “nascem” de bons professores e que é preciso valorizar o professor nosso de cada dia. 

Por sua vez, também é preciso que os próprios professores entendam o papel deles neste contexto, já que muitos se encontram perdidos na lógica da profissão, por uma série de circunstâncias. Na verdade, eles são as maiores vítimas de um sistema de ensino anacrônico e que vem se mostrando falido há muito tempo. 

Nessa reflexão, uso como parâmetro a escola pública. Estudei a vida toda em escola pública. Nela, minha curiosidade foi aguçada e despertada por vários mestres que me ensinaram o que a vida ajudou a lapidar. Hoje, sempre que fecho os olhos e passa o filme da minha vida, meus professores estão ali, eternizados pelo amor com que sempre trataram, e muitos deles ainda tratam, até hoje, a educação. 

Sei que nessa tarefa eles gastaram os melhores anos de suas vidas, mas tenham certeza que valeu a pena. Sem professores, certamente o mundo seria muito pior!

Texto: Henri Dias
Fonte:  www.regiaonoroeste.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário